Veículos utilizados
Esse texto tem a finalidade de esclarecer os clientes sobre a composição dos veículos inertes da Linha Homeopet.
A Homeopatia foi originalmente desenvolvida, por Samuel Hahnemann através do uso de veículos (álcool e água) com diluições seriadas dos princípios ativos, seguidas de dinamizações (agitações).
Mais modernamente esses insumos (água e álcool) são conhecidos como veículos inertes, ou seja, não apresentam nenhuma ação terapêutica em si, servindo, como o próprio nome diz de simples veículos ou seja, são apenas suporte para os insumos ativos.
A Farmacopéia Homeopática Brasileira (FHB) define que, para realizar as dinamizações em fase líquida, todos os Laboratórios e Farmácias de Manipulação (seja para humanos ou animais) devem utilizar-se de uma solução ideal com álcool etílico e água, ou seja, uma solução hidro-alcoólica.
São previstas na FHB diferentes graduações alcoólicas conforme a aplicação, variando de 70o até 30o GL (escala Guy Lussac).
A água utilizada para diluir o álcool, não é uma água comum, trata-se de uma água especial, que sofre uma sequência complexa de filtragens e purificações através de um processo conhecido como Osmose Reversa.
Para a dispensação, ou seja, para o fornecimento aos consumidores finais, a FHB define como graduação mínima a de 30o GL.
Dessa forma, os produtos líquidos da Linha Homeopet contém essa solução hidro-alcoólica 30o GL. Mesmo as demais Formas Farmacêuticas (FF) da linha, que são basicamente de 3 tipos: GEL, PÓS e POMADAS, contém, em diferentes teores e percentuais essa solução medicamentosa original.
Importante ressaltar que o teor de álcool em face a dose fornecida é insignificante e não há registro de que possa prejudicar o animal. A terapêutica homeopática existe há mais de 200 anos sendo praticada sem modificações. Sempre foi produzida, armazenada e dispensada aos usuários dessa forma.
Dúvidas, entre em contato com o [email protected]